top of page

Prêmio Filósofas Doutorado: Menção Honrosa para Ana Cláudia Lopes (PPGF-UNICAMP)

A tese "Norma e utopia: a transformação da Ética do Discurso na Teoria Crítica de Seyla Benhabib" de Ana Cláudia Lopes, orientada pela Profa. Dra. Yara Frateschi, junto ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Campinas acaba de receber a Menção Honrosa da Categoria Doutorado do Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico 2020.



Confira alguns dos pareceres recebidos por esse trabalho:


"Um trabalho teórico maduro, elegante e bem estruturado, que traz contribuições relevantes não apenas para aqueles que nutrem interesse por teoria crítica, mas para todos que buscam refletir sobre sua própria atividade crítica e filosófica, em particular em um contexto no qual a utopia parece se aproximar da norma e ficar cada vez mais

distante do concreto".

Nathalie Bressiani (UFABC)


"Existe atualmente uma crescente preocupação na comunidade cientifica e filosófica em

relação à dilemas éticos envolvendo, por exemplo, discursos supostamente técnicos, mas que acarretam discriminação e sofrimento para indivíduos e grupos de minorias. Nesse contexto, a tese de Ana Claudia Lopes traz contribuições significativas para a filosofia prática, em uma de suas tarefas de 'explicitar, problematizar e questionar os pressupostos implícitos dos debates da tradição'."

Maria Eunice Gonzalez (UNESP)


"... trabalho exemplar, rigoroso e original, sobre o pensamento crítico de Seyla Benhabib, mas que também se preocupa em estabelecer um diálogo crítico com a contemporaneidade, o que se torna especialmente importante devido a que velhas/novas práticas discursivas autoritárias têm ocupado espaços comunicativos recentes, ameaçando ainda mais as já frágeis estruturas do estado republicano".

Mariana Broems (UNESP)


Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico: reconhecimento ao trabalho das mulheres na filosofia.


146 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page