top of page

Teses e dissertações sobre Filósofas em PPGs Instituições Públicas do Estado de SP (2016-2020)

Atualizado: 3 de abr. de 2023

Autora Convidada: Yara Frateschi


Para Fernando de Sá Moreira




Entre 2016 e 2020, foram defendidas 640 dissertações e teses nos Programas de Pós-Graduação em Filosofias das Universidades Públicas de São Paulo. Sem dúvida, um número expressivo e a ser comemorado. No entanto, apenas 24 versam sobre filósofas mulheres, ou seja, 3,8%. Essa porcentagem baixíssima é motivo de preocupação: por que tão poucas pesquisas dedicadas a obras escritas por mulheres? A comunidade filosófica brasileira precisa pensar sobre isso e encontrar maneiras de reverter esse quadro, a começar pela inclusão das filósofas nas bibliografias de curso de graduação.


O gráfico publicado pelo Quantas Filósofas? mostra a porcentagem de dissertações e teses sobre filósofas nos últimos 5 anos nos seguintes Programas de Pós-Graduação: UFABC, USP, Unicamp, Unifesp, Unesp e UFSCAR.


Dedico esse gráfico a Fernando de Sá Moreira (UFF), cuja pesquisa sobre a escassez de referências e temáticas negras na filosofia brasileira me estimulou a levantar os dados de gênero.

Acesse a pesquisa do Fernando aqui:

Yara Frateschi



*


Bem-vindos à Coluna do Quantas Filósofas? na Rede Brasileira de Mulheres Filósofas.


Quantas Filósofas? é um projeto de extensão do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Seu objetivo é produzir dados sobre Filosofia e Mulheres no Brasil e mobilizar alunos de graduação para a redação e divulgação de verbetes sobre Filósofas.


Essa coluna publica periodicamente gráficos baseados em dados oficiais sobre Filosofia e Mulheres no Brasil produzidos pelo Quantas Filósofas?.


Gráficos são imagens que trazem muitas informações. Eles contam histórias de pessoas e instituições, eles nos informam para as nossas escolhas. Essa coluna pretende despertar a atenção aos gráficos, por isso não publica comentários ou análises.


Quer pedir a publicação de um gráfico? Escreva para quantasfilosofas@gmail.com




#yarafrateschi

#filósofas


196 visualizações
bottom of page