top of page

Uma Filósofa por Mês - em meio à pandemia

Atualizado: 28 de jun. de 2020

O projeto "Uma Filósofa por Mês" tem por objetivo a produção e veiculação de material sobre filósofas. Nosso plano inicial era o de apresentar um conjunto de atividades mensais que englobariam uma palestra, um minicurso e uma atividade cultural focada em uma filósofa específica a cada mês.

A pandemia nos pegou de surpresa no início de nossas atividades, mas não paramos. Passamos a desenvolver nossas pesquisas a partir de outros suportes, e aprendemos a gravar podcasts, fazer entrevistas, e a interagir com meios virtuais de divulgação.

No mês de março, fizemos extensa pesquisa sobre as Pitagóricas, e disponibilizamos materiais no nosso blog: tradução dos textos das autoras pesquisadas e de comentários, um amplo levantamento bibliográfico e documentos a respeito de citações antigas, variações dos nomes das filósofas em outros idiomas, além de três podcasts e ensaios filosóficos:

No mês de abril, tivemos a colaboração dos historiadores Semíramis Corsi Silva e Daniel de Figueiredo para contemplarmos Hipátia de Alexandria. Além de um podcast e de uma entrevista com estes pesquisadores, disponibilizamos ensaios filosóficos sobre questões imagéticas, questões de repercussão em obras literárias e artísticas, traduções de referências antigas e modernas à filósofa neoplatônica e uma lista de indicações bibliográficas: https://germinablog.wordpress.com/abril-hipatia-de-alexandria/

Todas estas pesquisas e documentos seguem em construção e novas contribuições são sempre bem-vindas.

Para este semestre ainda apresentaremos duas filósofas da Idade Média: HIldegarda de Bingen e Christine de Pizan.

Estamos realmente na fase inicial do projeto. Queremos, no futuro, apresentar pensadoras que não estejam atreladas a esse eixo eurocêntrico que nos foi apresentado pela História da Filosofia como sendo o eixo que compõe "A Filosofia", tanto do ponto de vista do gênero quanto da cultura, da geografia e do tempo histórico propostos.

A nossa maior ambição é poder ser um local de apoio para quem quiser trabalhar com alguma filósofa, tenha ela recebido ou não esse "título". Para isso, gostaríamos de lançar aqui um pedido: se você está trabalhando com uma autora filósofa ou intelectual entre em contato conosco: umafilosofapormes@gmail.com

Gostaríamos de poder criar um banco de dados sobre quem são as autoras que estão sendo trabalhadas e quem está trabalhando com elas e em que lugar (qual parte do país, qual cidade…). E, se você deseja trabalhar uma filósofa ou autora específica, queremos poder ser um ponto de contato a partir do qual você possa vir a encontrar material de apoio. Se isso não for possível nesse momento, talvez o seja no futuro.

A cada ano, queremos ter mais e mais material disponível.

Aproveitamos, igualmente, para informar que esta semana começaremos as postagens sobre Hildegarda de Bingen.

Imagem de Hildegarda de Bingen; criação de Shayenne Bruna Alves

300 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page