No mais novo verbete lançado pelo Blog Mulheres na Filosofia, Thana de Souza descreve cuidadosamente a potente e interessantíssima relação entre Existencialismo e Feminismo.
Embora Simone de Beauvoir seja a autora na qual sempre pensamos quando se trata da relação entre feminismo e existencialismo, o verbete nos ajuda a compreendê-la num espectro mais amplo: tanto em relação à inflexão de gênero que Beauvoir faz no existencialismo de Sartre e Merleau-Ponty, quanto em relação aos desdobramentos contemporâneos do seu feminismo existencialista nas obras de Fox Keller e Mano Garcia.
Trata-se de uma abordagem feminista que rejeita tanto visões excessivamente abstratas quanto visões excessivamente imanentes dos seres humanos, afirmando a ambiguidade da existência sem apagar a realidade das opressões, inclusive a de gênero. Quer saber mais? Não perca o verbete “Feminismo e Existêncialismo” escrito por Thana de Souza.
Thana Mara de Souza é Professora Associada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), autora de A liberdade em Sartre (2019) e de diversos artigos e capítulos de livros sobre Simone de Beauvoir, fenomenologia e gênero.
Comments