top of page

Vídeo disponível: Feminismo ético em Drucilla Cornell com Carla Rodrigues e Maria Walkiria Cabral

Está disponível no canal da Rede o vídeo com a conversa entre as professoras Carla Rodrigues e Maria Walkiria Cabral sobre a filósofa americana Drucilla Cornell.

Desde a década de 90, com o livro Beyond Accommodation, Drucilla Cornell vem pensando sobre a necessidade de se falar da forma como a diferença sexual é representada na ordem patriarcal e de como podemos e devemos ressignificá-la, incluindo nesse processo todas as questões que nos igualam e nos diferenciam de nós mesmas (raça, classe, nacionalidade, etc), a partir da desconstrução. Esse processo de ressignificação deve ser o objetivo principal do feminismo, que acontece por gesto apotropaico, que enfrentará o apagamento da diversificação do feminino dentro da diferença sexual.

A ideia de feminismo ético de Drucilla Cornell acontece em etapas que gradualmente alcança o papel do uBuntu na sua filosofia (2003-2015) e chega à ideia de revolução e ao movimento de anti-violência, questões que ela passa a focar a partir da obra The Spirit of Revolution, de 2016.

Aproveitamos para anunciar que a filósofa fará uma conferência no dia 28 de outubro às 19h (horário de Brasília) no canal do youtube do Laboratório Filosofias do Tempo do Agora (Lafita/UFRJ).



84 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page