top of page

ANPOF e REDE apresentam o PRÊMIO FILÓSOFAS: distinção acadêmica em mestrado e doutorado



O prêmio Filósofas é uma iniciativa da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia e da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas para publicar teses e dissertações de distinção acadêmica escritas por filósofas.


O projeto quer envolver a comunidade da pós-graduação em Filosofia no Brasil na escolha dos trabalhos de destaque. São os próprios programas de pós-graduação que farão a primeira seleção. Seguem-se daí três etapas de avaliação por examinadores que também são professores desses programas, de modo que as autoras selecionadas terão sido indicadas por uma parte bastante representativa dessa comunidade. Autoras, orientadores e programas serão premiados e o trabalho será publicado pela Kotter Editorial, parceira do projeto.


As mulheres são minoria na carreira acadêmica de filosofia, e além disso elas tendem a abandoná-la, gerando uma proporção de quase 80% de professores homens na pós-graduação. Valorizar e estimular a produção científica de mulheres é uma ação importante para enriquecer a prática da filosofia no Brasil. A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia e da Rede Brasileira de Mulheres Filósofas estão juntas nesse desafio.


Conheça as regras aqui.



182 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page