top of page

As Relações de Gênero na Filosofia

Atualizado: 15 de out. de 2020


Durante os anos de 2004-2005 foi realizada uma pesquisa com base em narrativas de vida e história oral de professoras de Filosofia, que atuavam com Filosofia em Programas de pós-graduação no Rio Grande do Sul.


A pesquisa problematizou as relações de gênero na Filosofia, dialogando com os estudos feministas e de histórias de mulheres, analisando o preconceito presente nas teorias e escritos de filósofos como Rousseau, Kant, Schopenhauer e Locke, apresentando não só uma análise de suas narrativas acerca das mulheres, mas o que estava sendo produzido sobre o tema "As mulheres e a Filosofia", escrita especialmente a partir de pesquisadoras e professoras no campo da filosofia, apresentando assim, o tema "As mulheres e a Filosofia" como um tema filosófico, numa época que pouco se trabalhava nessa perspectiva no Brasil, confirmando a suspeita dos preconceitos vividos pelas mulheres que ensinam, pesquisam e atuam na Filosofia.


Trata de um trabalho pioneiro no Brasil, visto que ainda não tínhamos GTs na ANPOF que abordassem o tema de gênero na Filosofia e/ou o pensamento de filósofas, e encontrávamos poucos trabalhos e publicações sobre o tema no Brasil.


No início dos anos 2000, no Brasil, começavam a se tornar pública a temática de gênero na Filosofia, especialmente com os trabalhos de Ana Miriam Wuensh (Universidade de Brasília); Márcia Tiburi (Universidade do Vale do Rio dos Sinos-Unisinos/RS); Lívia Guimarães (Universidade Federal de Minas Gerais); Maria da Penha Carvalho (Universidade Gama Filho)...


Na dissertação de mestrado, intitulada "As Relações de Gênero na Filosofia: Vivências e Narrativas de Professoras de Filosofia", consta uma significativa referência bibliográfica sobre as temáticas: gênero na Filosofia, Feminismo e Filosofia, epistemologia feminista e história das mulheres.


No livro "As Relações de Gênero" (2012), que foi publicado cerca de 7anos depois da pesquisa ser realizada, consta a inquietação propositiva da professora e pesquisadora:


"o de criar disciplinas em nossos cursos de Filosofia que contemplem essa temática, e por que não criar um Grupo de Trabalho sobre 'gênero e filosofia' na ANPOF? (ROSA, 2012, p. 74) "


Para conhecer o trabalho:



Para solicitar um exemplar do livro, contatar a pesquisadora e saber mais: grazirinaldi@furg.br



323 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page