Sueli Carneiro by/por Djamila Ribeiro: Brazilian Women Philosophers / Filósofas Brasileiras






Conheça mais sobre a filósofa Sueli Carneiro com a filósofa Djamila Ribeiro


Sueli Carneiro é Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Coordenadora Executiva do Instituto Geledés para a Mulher Negra. É autora de "Escritos de uma vida" (Editora Letramento, 2018); "Racismo, Sexismo e Desigualdade no Brasil" (Selo Negro, 2011); "A cor do preconceito" (Ática, 2006); "A fundação do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser" (FEUSP, 2005); "Mulheres que fazem São Paulo" (Celebris, 2004), "A mulher negra na década da mulher]" (Nobel, 1985). Ela recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Kalman Silvert, o Vladimir Herzog e o Bertha Lutz.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7678739683880251


Djamila Ribeiro é Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo e coordenadora da Coleção Feminismos Plurais. É autora de "Lugar de Fala", pela Pólen Livros; "Quem tem medo do Feminismo Negro?" e "Pequeno Manual Antirracista", ambos pela Companhia das Letras. É colunista do jornal Folha de S. Paulo e considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria Ciências Humanas em 2020.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0264546132857519





A série Brazilian Women Philosophers / Filósofas Brasileiras, promovida pelo projeto internacional Extending New Narratives in Philosophy e pela Rede Brasileira de Mulheres Filósofas, é produzida em português com legendas em inglês, visando a acessibilidade do público internacional. Legendas em português também estão disponíveis.


Com curadoria de Carolina Araújo e Carmel Ramos, ambas da UFRJ, a série convida intelectuais a apresentarem a obra das principais filósofas brasileiras. Centrados nos conceitos e argumentos da autora, os vídeos pretendem mostrar a importância da leitura de suas obras e de sua introdução no currículo acadêmico.


#brazilianwomenphilosophers

#filosofasbrasileiras

#redebrasileirademulheresfilosofas

#filosofasbrasil

#filosofasOrg

45 visualizações