top of page

Verbete Sueli Carneiro

O verbete que inaugura nosso 2023 é mais do que especial. O verbete Sueli Carneiro trata da vida e obra da filósofa brasileira, bastante conhecida por sua atuação militante na luta antirracista, cuja experiência de vida marca profundamente sua produção intelectual. Filha de pai ferroviário e mãe costureira em uma família de sete irmãos, Sueli Carneiro deixa claro em seus escritos como o racismo esteve presente desde os primeiros anos de sua vida, o que a fez desenvolver maneiras de se defender das discriminações raciais que enfrentava. Aos 23 anos, ao ingressar no curso de Filosofia da Universidade de São Paulo, Carneiro teve contato com o Movimento Negro, fator determinante para a elaboração de seu pensamento.


Vinicius Santana, autor do verbete, nos apresenta essa filósofa resplandecente, que se debruça sobre conceitos como epistemicidio e dispositivo de racialidade. Ficou curiosa? Então leia agora mesmo o verbete na íntegra. O link - como sempre! - você encontra na nossa bio!


https://www.blogs.unicamp.br/mulheresnafilosofia/filosofas/sueli-carneiro






67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Retificação do edital do Prêmio Filósofa 2024

A comissão organizadora do Prêmio Filósofa anuncia que o art. 8 do edital do Prêmio Filósofa 2024 foi retificado para: Art. 8 - Art. 8 - Os programas indicarão 2 duas/dois professoras/es, membros do p

Comments


bottom of page